Voltar à página inicial de astrologia
Astrologia



Horóscopo Chinês

 

 


Signo do Rato

   

 

Os anos do Rato: são 1996, 1984, 1972, 1960, 1948, 1936, 1924...

As horas governadas pelo rato: 11 p.m. a 1 a.m.
Sentido do seu Signo: Directamente para o Norte
Princípio da estação e mês: Inverno - Dezembro
Corresponde ao Signo ocidental: Sagitário
Elemento fixo: Água
Haste: Positivo
Cor: Amarelo
Fragrância: Madeira 
Sabor: Ácido
Alimento: Arroz
Bebida: Cerveja
Flor: Lírio do vale
Árvore: Salgueiro
Metal: Prata
Instrumento musical: Flauta
Dia do Mês: 19
Número: 11

Ano do Rato

O ano do rato é um ano de abundância, trazendo a oportunidade e bons projectos. Será marcado pelo especulação e pela flutuação nos preços dos produtos e do mercado mantido em stock; a economia do mundo em geral crescerá. O negócio estará no auge, podem ser feitas fortunas e será uma fácil fazer planos de investimento a longo prazo porque a pechincha que o ano do rato traz servirá para os anos de quebra que podem seguir. Todos os riscos iniciados neste tempo serão bem sucedidos se as pessoas se prepararem bem. Entretanto, evite correr riscos desnecessários: o ano do rato é governado ainda pelo frio do Inverno e pela escuridão da noite. Aqueles que especularem indiscriminadamente e extravazarem virão a ter uma triste conta.
Ao todo, este será um ano mais feliz do que a maioria: livre dos eventos e das guerras explosivas e com muito menos catástrofes do que por exemplo os anos do tigre ou do dragão.
Uma época genial que encontra na maioria de nós o que socializamos e o que  apreciamos.

Topo

Personalidade

As pessoas do rato são estudiosas. Têm muita ambição mas revelam integridade são de uma  persistência inacreditável, e as suas vidas são muito governadas por emoções. São caracterizados frequentemente pelo encanto, pelo sociabilidade por muita delicadeza.

O encanto da personalidade do rato é universalmente conhecido pelo carácter de Walt Disney, rato Mickey.
O rato será generoso somente àqueles que é afeiçoado, assim se você receber um presente caro dele, deve avaliar-se em relação ao valor que representa para ele.
À superfície, uma pessoa do rato pode parecer reservada, mas ma verdade não é assim. Não é a calma que se vê, realmente, é facilmente agitado embora consiga manter o auto controle facto que explica porque é tão popular e porque é que tem muitos amigos.

A pessoa do rato é geralmente uma personalidade brilhante, feliz e sociável. Ocasionalmente, pode ser crítico. Mas no todo, aprecia os outros. Esforçar-se-á para juntar clubes exclusivos e em regra geral pode sempre ser encontrado num círculo próximo dos amigos ou dos conspiradores do companheiro. 
O rato estima realmente os seus amigos, associados e relações da família; às vezes não pode livrar-se facilmente de acessórios emocionais fortes uma vez que viveu experiências com eles o que pode trazer dissabores a outras relações. A sua capacidade amar pode somente ser ultrapassada pelos seus desejos e amor pelo dinheiro.

Uma característica do rato é poder demonstrar grande interesse e aproximação pelos seus empregados, se estão a praticar exercício ou estão a comer uma dieta equilibrada. No seu coração, o rato importa-se sinceramente com o bem-estar deles; visitá-los-á quando estão doentes e para fará do problema deles o seu problema, contudo quando chega a hora do aumento é por vezes forreta. 
A senhora do rato pode continuamente espantá-lo sendo um modelo do fragilidade. Sempre distribuiu a roupa velha, reciclou os brinquedos, comprou ou vendeu os artigos de segunda mão, aproveita os restos das refeições,  e é extremamente orientada no orçamento das despesas da casa. Entretanto, não se importar de não aplicar estes mesmos padrões rígidos quando se trata das suas crias. Se as suas crianças souberem como falar e pedir, dificilmente esta  lhes conseguirá dizer não. 

Talvez exista alguma verdade sobre a segurança nos números. Nunca se preocupa sobre por ter uma outra boca para alimentar e permite que seus parentes, amigos, etc., vivam de volta dele. Porquê? Porque o rato poderá sempre encontrar algo que permita ganhar o seu sustento. Todos ficarão a postos para trabalhar rapidamente na sua casa. A caridade tem  os seus limites. Confie na eficiência do rato.
O nativo do rato mantém seus os bons segredos mas pode ser um perito em remover ervas daninhas dos jardins da pessoa onde os confidentes vão. Não hesita em usar a informação vital recolhida ou ganhar algo com os erros de outros. Apesar de tudo, você certamente não o espera ver a ignorar as oportunidades, especialmente quando teve muito tempo com a orelha colada à porta. 

No lado negativo, desde os amores da pessoa do rato à bisbilhotice, critica, comparação, carpa e negócio - geralmente edições com excesso de importância. Compra coisas que não necessita realmente e analisa sempre com intuito do lucro. Talvez seja do seu impulso acumulativo. Momentos, lembranças e os prémios de sucata sentimental serão encontrados dobrados afastados do seu quarto e do seu coração. Tem também a tendência para ser a vizinhança do mexerico, mas as suas intenções são boas.

O rato pode ser um excelente escritor. Faz-lhe prontamente um relatório sobre tudo e sobre todos na cidade. Mantém-se atento com olho aberto para o detalhe, uma memória boa e é incrivelmente inquisitivo

O nativo deste ano será bem sucedido no que quer que escolha fazer porque tal como o seu Signo, o rato, ele se adaptará à situação que tiver à mão. Tem a habilidade de lidar com as dificuldades e está no seu melhor durante uma crise. Cabeça leve e alerta, possui uma intuição afiada para o negócio. O adversário serve meramente para aguçar as suas sagacidades e é sempre utilizado para cozinhar no seu esquema.

Não há nenhuma necessidade em se preocupar sobre a segurança do rato porque este verifica sempre o que está na porta traseira antes de incorporar qualquer transacção. Isto é para o caso de ter que fazer uma rápida saída de cena. O seu bem-estar é destacado na sua lista das prioridades e faz geralmente o trajecto com menos repercussões. Se você quiser sair rapidamente do problema, siga o curso do rato. Tem um mecanismo interno de alarme e de defesa que raramente falha.

É muito ambicioso. Tenta fazer demasiado logo de imediato e em consequência dispersa as suas energias. Se puder evitar de fazer isso e persistir em terminar o que está começado, uma pessoa deste Signo o terminará muito rico, o que também é justo , porque o rato ama o dinheiro!

Embora o rato seja equipado com uma habilidade nata de detectar o perigo, deve consequentemente saber quando parar, tem frequentemente a grande dificuldade em confiar no seu próprio julgamento porque simplesmente não pode passar por cima dos negócios. Aliás, termina por cair sempre nessa armadilha. Não terá nenhum problema na vida se souber lidar com a sua ganância e parar quando tiver de ser. Na sua vida, o rato tem que sofrer pelo menos um sopro financeiro grande antes de aprender que a avareza  não compensa. É pouco provável encontrar um nativo do rato pobre. 

Sendo o verdadeiro sentimentalista do ciclo chinês, o rato é unido não somente às suas crianças mas às pessoas idosas também. Os pais com as crianças nascidas neste ano podem estar certos que  estarão bem considerados por elas. Ao contrário da criança do dragão, que pode exigir a perfeição dos seus pais, o jovem rato terá a confiança infinita nos seus pais.

A mãe rato seguirá o desenvolvimento da carreira do seu marido como sua gerente da campanha, dirigirá as crianças ao piano, o ballet e as lições do violino, assim como toda a actividade social que girará na sua cabeça. Um marido que pertence a este Signo, por outro lado, pode ser encontrado a gastar os seus feriados e fins de semana com a família.

A época do nascimento tem um papel importante na vida do rato. Um nascido na noite terá uma vida mais ética e mais árdua (os ratos da noite têm que procurar constantemente ao seu redor por alimento) do que seu irmão nascido durante a quietude do dia.

A pessoa do rato será atraída pelas pessoas do Signo do boi, onde encontram a  força, confiança e dos quais apreciarão a devoção que têm para oferecer. Igualmente compatível com o rato são as pessoas poderosas do ano do dragão. Encontrará também a serpente atractiva e inteligente, e pode fazer uma aliança apropriada com ela. É capturado pelo poder e pelo brilho, assim o rato cairá sempre de forma irresistível nos braços do macaco. Concorda com a maneira inteligente do macaco fazer as coisas e o macaco, por sua vez, será valorizado por encontrar o rato. O tigre, o cão, o porco ou a outra pessoa do rato não terão nenhum problema em partilhar da mesma equipa com um rato.

Virá muitos conflitos com as pessoas nascidas no Signo do cavalo. O cavalo é demasiado independente. Seria também pouco sensato para ele casar com o galo. O galo, sendo o eterno sonhador, iria contrastar com o rato prático. Uma união com a cabra é também questionável; a cabra gastadora e pouco contabilística provavelmente chocaria com o rato preocupado com as economias.

A CRIANÇA DO RATO

Uma criança nascida no ano do rato será doce e amorosa. Pode ser tímida, mas no seu interior é ferozmente competidora. Frequentemente, recorre aos gritos para chamar a atenção e agarra-se geralmente a uma ou duas pessoas com quem se identifica. Embora tenha uma disposição agradável, é possessiva em relação aos pais e amigos e morre de ciúmes pela atenção dada a outra que não seja ela.

Falará cedo. Gosta de comer. Sendo afectiva e demonstrativa não gostará de ser deixada sozinha. Apreciará o jogo de grupo, pode concentrar-se em trabalho detalhado e fazer amigos facilmente. Você pode depender dele para manter as coisas arrumadas ou para saber onde estão. 

A criança do rato demonstrará desde cedo a sua aptidão para os calículos. Ela insistirá por mostrar que lhe cabe a maior fatia do bolo; exactamente o mesmo número de biscoitos que o irmão mais velho (podem mesmo até ser mais, menos é que nunca pode ser). Será difícil fazer batota com ela. A criança do rato aprende depressa e nunca falha um truque. Ele retém em mente todos os seus objectos pessoais, por isso não pense em se livrar dos velhos brinquedos porque ele dará pela falta. No entanto se tentar por palavras convencê-lo a deitar fora alguns brinquedos, terá que estar preparado para uma luta infernal, o egoísmo do rato não o deixará abrir facilmente a mão das suas coisas. 

Com crianças mais novas, a criança do Rato tenderá para ser maternal. Com o devido encorajamento ele será ambicioso na escola. 

A vivacidade do Rato fará dele um bom leitor. Ele aprenderá cedo a importância das palavras escritas e fará desta uma sua forma de expressão. Muitos dos grandes escritores e historiadores nasceram no ano do Rato. 

 Topo

Os cinco tipos de Ratos

RATO METAL - 1840, 1900, 1960

Este tipo de rato será um idealista, viverá de discursos,  acções intensamente emocionais. Ele pode disfarçar os seus sentimentos apresentando-se alegre e charmoso. Na verdade ele é facilmente movido pela inveja, ciúme, egoísmo, fúria e possessividade. 

A sua aparência será baseada no que os seus sentidos possam apreciar. Ele adora dinheiro mas não se importa de o dar como recompensa ou gastar desde que seja em algo de valor e com qualidade. Ele sabe investir. Ele não será tão romântico como os Ratos dos outros elementos mas pode ser sensual e moralista ao mesmo tempo.

Ele gosta de impressionar, na sua casa fará por ter uma decoração esplendorosa. Ele gosta de Drama e tem gostos clássicos. Tem uma certa tendência para o desporto. Basicamente, ele é um rato e que fará tudo para entra nos círculos das influências.

Topo

RATO ÁGUA - 1852, 1912, 1972

Este tipo do rato está mais virado para o pensamento. O seu interior é excelente e tem um bom relacionamento com toda os níveis de pessoas. Ele será respeitado e facilmente promoverá os seus talentos porque é uma pessoa sensata e compreensiva por natureza. Ele é tradicional e conservador prefere nadar pela corrente do que nadar contra. No entanto isso não o impede de ser calculista. Uma pessoa com estas características poderá exercer influência em certas áreas importantes. Ele sabe reconhecer os gostos e do que os outros menos gostam e utiliza esse conhecimento para lhes agradar e tirar partido disso. No entanto, não é selectivo e tende a falar com toda a gente, o que lhe pode vir a trazer embaraços.

Com aptidão para a escrita, facilmente coloca as suas ideias no papel, este rato terá necessidade de estudar até ao fim, tendo sempre a vontade de aprender mais.

RATO MADEIRA - 1864, 1924, 1984

Bem orientado para o sucesso, este tipo de rato tentará explorar tudo dando sempre o melhor uso para o que encontrar pela frente. Ele tem um bom conhecimento de como actua o sistema de trabalho e consegue pôr o sistema a trabalhar para si. Ele é perspicaz e consegue quase sempre desvendar os porquês e as suas razões. Também é egoísta, ele mostra-se agradável e compreensivo para os outros só para lhes agradar e ter a sua admiração.

Ele tem os seus princípios e sabe o que quer.  Ele é severo com as suas prioridades, mas também pode ser flexível  para atingir os seus fins. Ele gosta de segurança e está sempre preocupado com o seu futuro, o qual é uma das razões porque ele trabalha tanto.

Por outro lado, ele mostra ser confiante e detém o conhecimento sendo muito profissional com o que faz e um excelente orador. Ele é capaz de promover ideias e projectos e terá algumas dificuldades no campo da aventura.

Topo

RATO FOGO - 1876, 1936, 1996

Este é um rato dinâmico que gosta de se envolver em todo o tipo de actividades e nada o impede de entrar em novas campanhas em defesa da justiça ou em busca de um negócio melhor. Ele é aberto e agressivo por natureza mas também pode ser o rato mais generoso.

É energético e idealista. Não é disciplinado e segue mais os impulsos do coração do que usa a cabeça. Por muito que ele seja devoto à sua casa e família terá a necessidade de sair e estar solto para esfriar a cabeça. Ele é independente e muito competitivo.   

RATO TERRA - 1888, 1948, 2008

Este tipo de rato amadurece cedo; para ele a felicidade e o contentamento, encontra-se na ordem, na disciplina e na segurança. Ele fará tudo para que reconheçam os seus talentos. Ele é muito realista e não facilita ideais sonhadores ou meras especulações.

Ele gosta de manter boas relações com toda as pessoas e prefere trabalhar num único sítio e ter um  emprego de longa duração para poder ter bons e fieis amigos.  Ele é minucioso no seu trabalho. O seu lado negativo deixa-o por vezes ser intolerante com os outros especialmente se  estiver com pressa para concluir algo e tiver dado todas as especificações.

Ele preocupa-se demasiado pela sua reputação e pela sua imagem. Ele é afectivo e protege todos os que ama. Ele tem um patamar superior estandardizado e está sempre a comparar o seu sucesso com o dos seus contemporâneos. Este tipo pode se tornar meticuloso e agarrado ao dinheiro.

Ele nunca joga e raramente corre riscos. Como resultado a sua fortuna crescerá lentamente mas de forma séria. Ele respeita as regras e cumpre o que está determinado esperando que todos os que trabalham com ele também o façam.

Topo

O Rato e os seus ascendentes

Nascido durante as horas do Rato - entre as 11 p.m. e  1 a.m.

Super charmoso mas um pouco convencido.  Corpo bonito e bom escritor.

Nascido durante as horas do Boi - entre a 1 a.m. e 3 a.m. 

Aparência séria. Predominando características do Rato mas com tendências de jogo dominadas pelo Boi. 

Nascido durante as horas do Tigre - entre as 3 a.m. e 5 a.m.

Demasiado ambicioso, agressivo e mandão. Tudo está bem desde que consiga poupar o seu dinheiro - no qual o tigre terá um papel relevante.

Nascido durante as horas do Coelho - entre as 5 a.m. e 7 a.m. 

Pode parecer dócil e de falinhas mansas mas o seu carácter calculista virá à tona. O charme do Rato aliado à astúcia do Coelho será difícil de combater.

Nascido durante as horas do Dragão - entre as 7 a.m. e 9 a.m. 

Rato expansivo e de grande coração, por vezes até demasiadamente grande. Ele fará um empréstimo que depois se arrependerá. A força de vontade do Dragão e o talento de fabricar dinheiro do Rato farão dele um homem de negócios bem sucedido.

Nascido durante as horas da Serpente - entre as 9 a.m. e 11 a.m. 

Terá imensos admiradores. Ele aquecerá o caminho direito ao seu bolso tal como ao seu coração. A serpente nele fará com que esteja alerta para perigos escondidos.

Nascido durante as horas do Cavalo - entre as 11 a.m. e 1 p.m. 

Este Rato aceitará correr muitos riscos na sua vida. Com a mente fixa do Cavalo poderá tornara sua vida amorosa muito turbulenta. Ele tanto poderá estar cavalgando na onda do sucesso como na da bancarrota.

Nascido durante as horas da Cabra - entre as 1 p.m. e 3 p.m.

Demasiado sentimental. Contudo, apresenta-se com muito bom gosto e requinte. Como os dois signos são oportunistas ele será adepto de favorecer quem está no poder esperando a retribuição do gesto.

Nascido durante as horas do Macaco - entre as 3 p.m. e 5 p.m.

Uma combinação empreendedora. Ele saberá fazer todos os truques e não hesitará em utilizar esse conhecimento. Com a influência do Macaco, ele é menos sentimental e e terá um fantástico sentido de humor.

Nascido durante as horas do Galo - entre as 5 p.m. e 7 p.m. 

Muito inteligente e muito habilidoso, mas muito presunçoso! O rato estará nele ocupado a ganhar dinheiro, enquanto o seu outro lado, o Galo, estará a pensar como o gastar. Ele poderá compensar essa fraqueza, aplicando as suas qualidades administrativas para o negócio, com o dinheiro de outra pessoa.

Nascido durante as horas do Cão - entre as 7 p.m. e 9 p.m.

O cão fará com que tenha uma mente mais justa, enquanto o Rato procurará a riqueza desperdiçando a nobre consciência do Cão. Mesmo assim , desta combinação poderá sair um escritor, uma grande autoridade, ou ainda um jornalista/filósofo com uma caneta muito ácida.

Nascido durante as horas do Porco - entre as 9 p.m. e 11 p.m. 

O Rato detestará ter que carregar com os escrúpulos do Porco. Isso o fará hesitar quando ele poderia tirar partido de certas ideias e situações. Ele poderá tornar-se um "bonzão" a quem nunca ninguém agradece a não ser que ele se torne esperto.

Como se enquadra o Rato nos diferentes anos

Ano do Rato

É um ano próspero para o nativo do Rato.  Poderá ser promovido ou atingir o auge da carreira. No campo da saúde não se terá que preocupar. Poderá esperar ganhos monetários e atingir vários objectivos.

Ano do Boi

Um ano bom. os ganhos do Rato não serão substanciais mas será um ano de felicidade para a família e ele beneficiará da fortuna de outros. Poderá encontrar stress no trabalho e mais responsabilidades do que o usual.

Ano do Tigre

Um ano moderado. Este é um ano pouco seguro para a especulação e o Rato poderá ficar envolvido em mal entendidos ou ser forçado a tomar atitudes contrárias à sua maneira de pensar. Ele poderá sentir-se só ou triste pela morte de familiares ou amigos. Poderá também ter que viajar mais do que o normal.

Ano do Coelho

A calma e a quietude serão as principais características deste ano. No entanto, o rato deverá ser cuidadoso com o seu dinheiro. Poderão surgir mal entendidos com a sua família ou no seu emprego, apesar disso fará novos contactos nos negócios. Novos elementos juntar-se-ão à sua família.

Ano do Dragão

Um ano muito bom. excelentes negócios e boas perspectivas românticas. O Rato terá um período excelente para promoções e para ganhos. Por um lado, o Rato  estará feliz pelo que conseguirá alcançar este ano, no entanto deverá ficar atento com os novos amigos, pois estes tentarão usar-se dele.

Ano da Serpente

Um ano misto. O Rato terá que ser cauteloso se fizer investimentos ou tiver de tomar decisões importantes. Uma doença grave ou uma grande perda de dinheiro poderá vir a acontecer. A sua sorte só voltará no final do ano podendo talvez ainda repor algo do que perdeu. 

Ano do Cavalo

Haverá alguns problemas no decorrer deste ano. O Rato deverá ser conservador nos compromissos que assumir ou negócios que possa iniciar pois o ano do Cavalo fará com que se distraia facilmente, gaste dinheiro ou adquira problemas legais. O Rato poderá adquirir dívidas ou não lhe pagarem o dinheiro que devem. No campo do amor também não terá muita sorte.

Ano da Cabra

Este é um ano onde o Rato poderá recuperar as finanças e alcançar níveis elevados na sua carreira. Contudo, terá que enfrentar alguns obstáculos alguns mesmo inesperados. Estará apto para descobrir e tirar proveito de situações e oportunidades que anteriormente não conseguiria ver.

Ano do Macaco

Será um ano fortuito para o Rato, não se prevêem problemas para casa nem no trabalho. Receberá mais notícias boas do que más. Contudo, deverá evitar quebrar relações de amizade ou de parcerias para não vir a sofrer no futuro repercussões.

Ano do Galo

Celebrações aguardam o Rato. Novos parceiros de negócios ou um casamento na família. Coisas boas virão durante a noite. Terá muitos compromissos negociais e estará muito ocupado. O Rato deverá estar atento e evitar infecções, cortes feridas e excesso de trabalho.

Ano do Cão

Um ano pouco agradável para o nativo do Rato. Infortúnios virão. Poderá receber más notícias enquanto viaja e não conseguirá alterar ou influenciar o rumo de certas coisa que lhe desagradam. O Rato preocupa-se demasiado este ano, tal como irá encher a cabeça de assuntos que não se resolvem. Será uma boa altura para ser prudente e paciente.

Ano do Porco

Não haverá grandes progressos nos negócios ou nos investimentos. Será altura para o Rato consolidar. Amigos e familiares farão muitas exigências quer em dinheiro quer tirando-lhe tempo. Se não tiver cuidado, as suas doenças poderão complicar-se. Em vez da doença poderá perder dinheiro ou bens pessoais.

Topo

Compatibilidade entre os signos

Signo do Rato

Não existem conflitos. Uma relação genial e cooperativa. Compatível e bom para formar equipa.

Signo do Boi

Excelente para casar ou ter negócios. Amor mútuo e e compreensão. Muito simpático um com o outro.

Signo do Tigre

Serão apenas toleráveis. Não há conflito mas também não há atracção. Poderão apenas manter uma relação moderada.

Signo do Coelho

Relações amistosas. Não terão problemas em se darem bem, mas só até um certo nível. Não existe grande vontade conjunta.

Signo do Dragão

Muito boa escolha. Excelente para casar ou fazer parcerias. Atingirão o sucesso, a felicidade e a prosperidade em conjunto.

Signo da Serpente

Poderão cooperar durante um longo período. resultará se ambos se admirarem e respeitarem. Poderão ter bons resultados.

Signo do Cavalo

Infelicidade. Fortes conflitos no amor e nas relações empresariais. Confronto de personalidades e alguma rivalidade. 

Signo da Cabra

Alguma animação mas pouca simpatia. Não têm nada em comum. Não se dão bem em nenhum campo.

Signo do Macaco 

Altamente compatível. Uma união de sucesso. Têm um profundo entendimento um por o outro. Encontrarão o amor e o contentamento.

Signo do Galo

Não haverá resultados desta relação. Dificuldades na comunicação. Evitarão a companhia um do outro.

Signo do Cão 

Respeito mútuo.  Não existe grande diferença de opinião ou luta de domínio. Serão cooperativos para um propósito comum.

Signo do Porco 

Relações de moderada felicidade. Personalidades sem qualquer ligação. Compatíveis num propósito comum. Partilham dos mesmos objectivos.

Topo

Finanças

São geralmente bem sucedidos nos negócios, no contacto com as pessoas, na escrita e criatividade

Relacionamento

Com uma aparência cuidada podem ter conversas agradáveis e tem muito bom gosto para a decoração.

O melhor Sócio

Dragão e Boi

Personalidades Rato

William Shakespeare, Príncipe Charles

Topo

;

Voltar à página inicial de astrologia

O HOOPS     Mapa do Site    E-mail   Ajuda   Home
© 2001 HOOPS. Todos os direitos reservados.